Matéria: Taian Franco Bolzan

O maracujá é uma fruta tropical cheia de benefícios. Além de saborosa, pode ser um complemento eficaz na alimentação. Segundo o nutricionista, Marco Pereira, a principal ação importante para a saúde é o efeito calmante: “diferentemente do que as pessoas acham, a propriedade calmante do maracujá está também na casca e não apenas na polpa.

A fruta tem uma substância chamada passiflora, que age de forma natural no organismo, por isso é recomendada como tratamento alternativo para pessoas com problemas de insônia e ansiedade.”, disse o nutricionista.

Além de sucos e sobremesas, o nutricionista dá outras dicas de como consumir: “O maracujá também serve para temperar saladas nos molhos, para acompanhamento de folhosas como alface, couve, rúcula e outras. A casca, se estiver firme, pode ser triturada no liquidificador e utilizada em vitaminas ou salada de frutas”, recomendou.
Para quem está fazendo dieta para redução de peso, Marco Pereira orienta: “o maracujá não é uma fruta hipercalórica, mas o açúcar aumenta o valor calórico.

Por isso, é recomendado o uso de adoçante para um aproveitamento natural maior do alimento”.
A fruta também tem poder antioxidante, reduz a probabilidade de câncer, além das sementes serem eficientes no tratamento de constipação intestinal, como prisão de ventre e gases. O maracujá é uma das frutas cultivadas nas áreas experimentais da Unemat e pesquisada pelo programa de extensão MT Horticultura.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@mthorticultura.com.br ou pelo WhatsApp 65 9 9612-2233.
Acesse também:
Instagram: https://instagram.com/mthorticultura
Facebook: https://facebook.com/mthorticultura
Canal no YouTube: https://youtube.com/mthorticultura