Matéria/Foto: Lorraine Francisca Costa

Está sendo desenvolvida na Unemat uma pesquisa com 2 diferentes tipos de bactérias, no cultivo do pepino japonês. Sendo observado o desenvolvimento da planta e a qualidade do fruto com diferentes aplicações das bactérias Azospirillun brasiliense e Bacillus subtilis, que ajudam na fixação do nitrogênio e favorecem o desenvolvimento da planta.

Com o intenção de identificar qual será o melhor resultado, os tratamentos estão sendo feitos de maneiras diferentes, como explicou o responsável pela pesquisa, aluno de agronomia Henrique Batistti.

“Estou realizando este teste em duas formas de aplicações das bactérias ou no tratamento da semente ou na cobertura da planta”, esclareceu o estudante. De acordo com um artigo desenvolvido por alunos da UEM (Universidade Estadual de Maringá)(file:///C:/Users/Alunos/Desktop/803841447089237ppt-eposter-trab-aceito-0013-3.pdf ) a cultura do pepino está entre as dez hortaliças de maior importância econômica no Brasil, sendo cultivada em ambiente fechado para garantia de produtividade.

Sendo muito utilizado in natura em saladas e normalmente encontrado em conservas, o pepino é uma hortaliça que pertence à mesma família do melão, melancia e abóbora.

Henrique disse ainda que uma das características que faz o consumidor optar pelo pepino japonês na hora de comprar é seu sabor mais suave, podendo ser consumido com a casca. “O pepino comum e o caipira é mais consumido aqui, mas o japonês tem uma aceitação boa”, afirmou o aluno.

Além do pepino, a rúcula também está sendo pesquisada nas áreas experimentais de olericultura. Você, empreendedor do campo, é nosso convidado especial. Quer saber mais sobre o cultivo de alguma espécie? Faça uma visita ao MT Horticultura e tire suas dúvidas.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@mthorticultura.com.br ou pelo WhatsApp 65 9 9612-2233.
Acesse também:
Instagram: https://instagram.com/mthorticultura
Facebook: https://facebook.com/mthorticultura
Canal no YouTube: https://youtube.com/mthorticultura