Matéria: Lorraine Francisca Costa
O que fazer quando as folhas da orquídea ficam amareladas e murchas? Essa foi a dúvida de um produtor que procurou a Clínica de Doenças de Plantas da Unemat em busca de solução.
Na análise, os pesquisadores detectaram a presença de fungos que causam manchas, amarelecimento nas folhas e fazem também com que elas murchem e uma bactéria que pode causar podridões em folhas e raízes.
Para evitar que isso aconteça a professora doutora em agronomia Dejânia Vieira de Araújo, coordenadora da Clínica de Doenças de Plantas, passou as orientações: “recomenda-se usar substrato esterilizado ou de boa procedência, controlar a irrigação, aplicar adubo para enraizamento e microrganismos de controle biológico”, explicou.
A orquídea analisada é da espécie conhecida como Phalenopsis e pertence à família Orchidaceae sendo muito usada em decorações. No Brasil são quase 2.600 espécies de orquídeas catalogadas. Segundo a ABSSEM (Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas) as orquídeas estão entre as flores mais vendidas no Brasil.
Com este diagnóstico, Clínica de Doenças de Plantas completa trinta análises feitas desde a inauguração há nove meses, em novembro de 2017.
A clínica atende dentro do programa de extensão da Unemat MT Horticultura. Para enviar amostras, os produtores precisam seguir as instruções disponíveis no site: www.mthorticultura.com.br.
Para outras informações entre em contato pelo e-mail contato@mthorticultura.com.br ou pelo WhatsApp (65) 9 9612-2233.
Acesse também:
Instagram: https://instagram.com/mthorticultura
Facebook: https://facebook.com/mthorticultura
Canal no YouTube: https://youtube.com/mthorticultura
Deixar um comentário