MT Horticultura

O controle biológico é um complemento eficaz para produtores que tem intuito de usar menos produtos químicos na eliminação de pragas, pois usa insetos e bactérias para exterminar parasitas.
Essa forma de controle não elimina as alternativas químicas, mas pode ser um complemento sustentável para o extermínio de pragas.
A aluna de mestrado Bruna Camila Gualda Bersani, formada em Biologia pela Unemat, estuda uma vespa chamada Omyzus, que mata o inseto praga conhecido como traça das crucíferas, que danifica principalmente couves, repolhos e brócolis.
Essa traça prejudica a hortaliça e acaba gerando um grande dano econômico. “Para controlar e não ter prejuízo, o produtor usa inseticidas químicos, mas alguns acabam prejudicando a vespa que ajuda a hortaliça. Então, muito produto pode matar essa vespa, mas não é bom que ela morra, pois é um inseto bom para o extermínio da praga”, disse Bruna.
A vespa tem função de botar seus ovos na traça que come as hortaliças. Dessa forma, ela elimina de modo natural o parasita que atinge as plantas.
A mestranda seleciona os inseticidas, tanto químicos quanto biológicos para testar qual afeta a vespa.
“Minha ideia é mostrar para o produtor qual produto é melhor para ele e a partir disso, é possível dizer qual inseticida será eficaz para matar apenas o inseto praga, que no caso é a traça”, concluiu a mestranda. Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@mthorticultura.com.br ou pelo WhatsApp 65 9 9612-2233.
Acesse também:
Instagram: https://instagram.com/mthorticultura
Facebook: https://facebook.com/mthorticultura
Canal no YouTube: https://youtube.com/mthorticultura