por Ronaldo Oliveira

O material inclui técnicas de produção de mudas, polinização artificial, tabelas sobre o custo de produção, tratamento do solo, sistema de irrigação, sombreamento e como enfrentar doenças e pragas que inviabilizam o desenvolvimento sadio da cultura. Acontecerá durante o próximo dia 18/09 das 14h00 às 18h00 o minicurso sobre o “Cultivo da Pitaia”. O evento esta sendo organizado pela professora Ana Claudia Costa, pós-doutora em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras e acontecerá na Unemat de Nova Xavantina. Acesse aqui a localização do campus.

A cartilha é gratuita e pode ser acessada aqui. O material revela quais as melhores formas de ensacamento para proteger os frutos de insetos que causam danos. Frutas com aparência comprometida encontram dificuldades de comercialização. Um pomar implantado e manejado corretamente gera de 3 a 5 surtos de floração anual, produzindo frutas que variam de quantidade de uma planta a outra.

Embora o fruto não esteja presente no imaginário popular diário, a produção comercial de um pomar pode gerar lucros de R$100,00/kg. A 6ª edição da cartilha do fruticultor aborda técnicas de implantação e manejo da pitaia, fruta que pode alcançar 20 toneladas de produtividade anual por hectare. A pitaia é uma fruta tropical, subtropical e temperada que possui adaptabilidade ao clima mato-grossense.

Uma parceria entre a Empaer e Embrapa possui área experimental de Pitaia em Tangará da Serra. Os pesquisadores estudam formas de aprimoramento das técnicas de manejo que beneficiam os empreendedores do campo. Em evento recente, 03/2019, as empresas públicas recepcionaram produtores da agricultura familiar em uma visita técnica sobre a produção de pitaia.

Para mais informações entre em contato conosco:

E-mail: contato@mthorticultura.com.br ou WhatsApp: (65) 9 9612-2233

Acesse nossas redes sociais:

Instagram: https://instagram.com/mthorticultura 


Facebook: https://facebook.com/mthorticultura 

Canal no Youtube: https://youtube.com/mthorticulturaTwitter: https://twitter.com/mthorticultura

SoundCloud: https://soundcloud.com/mthorticultura